Programação

27/06/2019

8h

9h

9h30

10h

10h15

Credenciamento

Apresentações artísticas

Abertura

Apresentação Cultural

Palestra de abertura: A Inclusão do aluno com transtorno do espectro autista: desafios e possibilidades – Psicóloga Cassandra Fontoura Fiore Peron e Professora de AEE Simone Piardi (SEMED/Pinhais)


13h30

Palestra 2 - Ciência na educação e tratamento da pessoa com TEA – Psicóloga Amanda Bueno

15h

Oficinas (Parte I)

1 – Adaptação na proposta de ensino: promoção da equidade no processo ensino—aprendizagem do aluno com TEA – Professora de AEE Simone Piardi (SEMED/Pinhais)

2 – Neurodesenvolvimento no Transtorno do Espectro Autista: Indicadores, diagnóstico e intervenção. Psicóloga Christianne R. S. Oliveira, professora de AEE Janete Fedalto Bork e professora de AEE Suelen de Chaves Pereira Moscibroski (SEMED/Pinhais)

3 – Comunicação Alternativa para pessoas com TEA: a importância do interlocutor – Professora Carla Neto do Vale Heinrichs (SME/Curitiba)

4 – Avaliação para ingresso no AEE: desafios na identificação do aluno com hipótese de TEA. Psicóloga Patricia Cardoso Garbus e fonoaudióloga Rose Helena Christ Milleo (SEMED/Pinhais)

5 – TEA: escolarização nos anos iniciais do ensino comum – Professoras Elaine Hellen de Abreu; Silvia Andreia Ferreira (SEMED/Fazenda Rio Grande)

6 – Parceria família e escola: ingrediente de sucesso na inclusão do aluno com TEA. Psicóloga Ana Caroline Bonato da Cruz

7 – Adequações pedagógicas para o estudante com TEA. Professora Rosangela Souza Mashio Leal (SEMED Curitiba)

8 – TEA: práticas educativas que envolvem o trabalho do AEE com crianças pequenas – Professoras de AEE Rosimeri Arruda de Souza de Oliveira e Eliete Pereira da Silva (SME/Piraquara)

28/06/2019

9h30

Palestra 3 - TEA e Comunicação Alternativa: os desafios para uma prática inclusiva – Professora Carla Neto do Vale Heinrichs (SME/Curitiba)

10h30

Apresentação cultural

10h45

Palestra 4 – Psicomotricidade no trabalho com alunos com TEA – Professor Doutor Rafael Tonieto - IDEA Jogos Pedagógicos

13h30

Apresentação dos Relatos de Experiências

15h

Oficinas (Parte II)

1 – Adaptação na proposta de ensino: promoção da equidade no processo ensino—aprendizagem do aluno com TEA – Professora de AEE Simone Piardi (SEMED/Pinhais)

2 – Neurodesenvolvimento no Transtorno do Espectro Autista: Indicadores, diagnóstico e intervenção. Psicóloga Christianne R. S. Oliveira, professora de AEE Janete Fedalto Bork e professora de AEE Suelen de Chaves Pereira Moscibroski (SEMED/Pinhais)

3 – Comunicação Alternativa para pessoas com TEA: a importância do interlocutor – Professora Carla Neto do Vale Heinrichs (SME/Curitiba)

4 – Avaliação para ingresso no AEE: desafios na identificação do aluno com hipótese de TEA. Psicóloga Patricia Cardoso Garbus e fonoaudióloga Rose Helena Christ Milleo (SEMED/Pinhais)

5 – TEA: escolarização nos anos iniciais do ensino comum – Professoras Elaine Hellen de Abreu; Silvia Andreia Ferreira (SEMED/Fazenda Rio Grande)

6 – Parceria família e escola: ingrediente de sucesso na inclusão do aluno com TEA. Psicóloga Ana Caroline Bonato da Cruz

7 – Adequações pedagógicas para o estudante com TEA. Professora Rosangela Souza Mashio Leal (SEMED Curitiba)

8 – TEA: práticas educativas que envolvem o trabalho do AEE com crianças pequenas – Professoras de AEE Rosimeri Arruda de Souza de Oliveira e Eliete Pereira da Silva (SME/Piraquara)