Programação
Programação
27/06/2019
27/06/2019
8h
9h
9h30
10h
10h15
Credenciamento
Credenciamento
Apresentações artísticas
Abertura
Apresentação Cultural
Palestra de abertura: A Inclusão do aluno com transtorno do espectro autista: desafios e possibilidades – Psicóloga Cassandra Fontoura Fiore Peron e Professora de AEE Simone Piardi (SEMED/Pinhais)
13h30
Palestra 2 - Ciência na educação e tratamento da pessoa com TEA – Psicóloga Amanda Bueno
Palestra 2 - Ciência na educação e tratamento da pessoa com TEA – Psicóloga Amanda Bueno
15h
Oficinas (Parte I)
Oficinas (Parte I)
1 – Adaptação na proposta de ensino: promoção da equidade no processo ensino—aprendizagem do aluno com TEA – Professora de AEE Simone Piardi (SEMED/Pinhais)
1 – Adaptação na proposta de ensino: promoção da equidade no processo ensino—aprendizagem do aluno com TEA – Professora de AEE Simone Piardi (SEMED/Pinhais)
2 – Neurodesenvolvimento no Transtorno do Espectro Autista: Indicadores, diagnóstico e intervenção. Psicóloga Christianne R. S. Oliveira, professora de AEE Janete Fedalto Bork e professora de AEE Suelen de Chaves Pereira Moscibroski (SEMED/Pinhais)
2 – Neurodesenvolvimento no Transtorno do Espectro Autista: Indicadores, diagnóstico e intervenção. Psicóloga Christianne R. S. Oliveira, professora de AEE Janete Fedalto Bork e professora de AEE Suelen de Chaves Pereira Moscibroski (SEMED/Pinhais)
3 – Comunicação Alternativa para pessoas com TEA: a importância do interlocutor – Professora Carla Neto do Vale Heinrichs (SME/Curitiba)
3 – Comunicação Alternativa para pessoas com TEA: a importância do interlocutor – Professora Carla Neto do Vale Heinrichs (SME/Curitiba)
4 – Avaliação para ingresso no AEE: desafios na identificação do aluno com hipótese de TEA. Psicóloga Patricia Cardoso Garbus e fonoaudióloga Rose Helena Christ Milleo (SEMED/Pinhais)
4 – Avaliação para ingresso no AEE: desafios na identificação do aluno com hipótese de TEA. Psicóloga Patricia Cardoso Garbus e fonoaudióloga Rose Helena Christ Milleo (SEMED/Pinhais)
5 – TEA: escolarização nos anos iniciais do ensino comum – Professoras Elaine Hellen de Abreu; Silvia Andreia Ferreira (SEMED/Fazenda Rio Grande)
5 – TEA: escolarização nos anos iniciais do ensino comum – Professoras Elaine Hellen de Abreu; Silvia Andreia Ferreira (SEMED/Fazenda Rio Grande)
6 – Parceria família e escola: ingrediente de sucesso na inclusão do aluno com TEA. Psicóloga Ana Caroline Bonato da Cruz
6 – Parceria família e escola: ingrediente de sucesso na inclusão do aluno com TEA. Psicóloga Ana Caroline Bonato da Cruz
7 – Adequações pedagógicas para o estudante com TEA. Professora Rosangela Souza Mashio Leal (SEMED Curitiba)
7 – Adequações pedagógicas para o estudante com TEA. Professora Rosangela Souza Mashio Leal (SEMED Curitiba)
8 – TEA: práticas educativas que envolvem o trabalho do AEE com crianças pequenas – Professoras de AEE Rosimeri Arruda de Souza de Oliveira e Eliete Pereira da Silva (SME/Piraquara)
8 – TEA: práticas educativas que envolvem o trabalho do AEE com crianças pequenas – Professoras de AEE Rosimeri Arruda de Souza de Oliveira e Eliete Pereira da Silva (SME/Piraquara)
28/06/2019
28/06/2019
9h30
Palestra 3 - TEA e Comunicação Alternativa: os desafios para uma prática inclusiva – Professora Carla Neto do Vale Heinrichs (SME/Curitiba)
Palestra 3 - TEA e Comunicação Alternativa: os desafios para uma prática inclusiva – Professora Carla Neto do Vale Heinrichs (SME/Curitiba)
10h30
Apresentação cultural
Apresentação cultural
10h45
Palestra 4 – Psicomotricidade no trabalho com alunos com TEA – Professor Doutor Rafael Tonieto - IDEA Jogos Pedagógicos
Palestra 4 – Psicomotricidade no trabalho com alunos com TEA – Professor Doutor Rafael Tonieto - IDEA Jogos Pedagógicos
13h30
Apresentação dos Relatos de Experiências
Apresentação dos Relatos de Experiências
15h
Oficinas (Parte II)
Oficinas (Parte II)
1 – Adaptação na proposta de ensino: promoção da equidade no processo ensino—aprendizagem do aluno com TEA – Professora de AEE Simone Piardi (SEMED/Pinhais)
1 – Adaptação na proposta de ensino: promoção da equidade no processo ensino—aprendizagem do aluno com TEA – Professora de AEE Simone Piardi (SEMED/Pinhais)
2 – Neurodesenvolvimento no Transtorno do Espectro Autista: Indicadores, diagnóstico e intervenção. Psicóloga Christianne R. S. Oliveira, professora de AEE Janete Fedalto Bork e professora de AEE Suelen de Chaves Pereira Moscibroski (SEMED/Pinhais)
2 – Neurodesenvolvimento no Transtorno do Espectro Autista: Indicadores, diagnóstico e intervenção. Psicóloga Christianne R. S. Oliveira, professora de AEE Janete Fedalto Bork e professora de AEE Suelen de Chaves Pereira Moscibroski (SEMED/Pinhais)
3 – Comunicação Alternativa para pessoas com TEA: a importância do interlocutor – Professora Carla Neto do Vale Heinrichs (SME/Curitiba)
3 – Comunicação Alternativa para pessoas com TEA: a importância do interlocutor – Professora Carla Neto do Vale Heinrichs (SME/Curitiba)
4 – Avaliação para ingresso no AEE: desafios na identificação do aluno com hipótese de TEA. Psicóloga Patricia Cardoso Garbus e fonoaudióloga Rose Helena Christ Milleo (SEMED/Pinhais)
4 – Avaliação para ingresso no AEE: desafios na identificação do aluno com hipótese de TEA. Psicóloga Patricia Cardoso Garbus e fonoaudióloga Rose Helena Christ Milleo (SEMED/Pinhais)
5 – TEA: escolarização nos anos iniciais do ensino comum – Professoras Elaine Hellen de Abreu; Silvia Andreia Ferreira (SEMED/Fazenda Rio Grande)
5 – TEA: escolarização nos anos iniciais do ensino comum – Professoras Elaine Hellen de Abreu; Silvia Andreia Ferreira (SEMED/Fazenda Rio Grande)
6 – Parceria família e escola: ingrediente de sucesso na inclusão do aluno com TEA. Psicóloga Ana Caroline Bonato da Cruz
6 – Parceria família e escola: ingrediente de sucesso na inclusão do aluno com TEA. Psicóloga Ana Caroline Bonato da Cruz
7 – Adequações pedagógicas para o estudante com TEA. Professora Rosangela Souza Mashio Leal (SEMED Curitiba)
7 – Adequações pedagógicas para o estudante com TEA. Professora Rosangela Souza Mashio Leal (SEMED Curitiba)
8 – TEA: práticas educativas que envolvem o trabalho do AEE com crianças pequenas – Professoras de AEE Rosimeri Arruda de Souza de Oliveira e Eliete Pereira da Silva (SME/Piraquara)
8 – TEA: práticas educativas que envolvem o trabalho do AEE com crianças pequenas – Professoras de AEE Rosimeri Arruda de Souza de Oliveira e Eliete Pereira da Silva (SME/Piraquara)