PALESTRANTES

Profª Dra. Iasmin Zanchi Boueri

Possui Pós-doutorado em Educação Especial com financiamento FAPESP pelo Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos/ UFSCar (2017). Doutorado em Educação Especial pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial PPGEEs - UFSCar (2014) com período sanduíche na University of Georgia - Department of Communication Sciences and Special Education (2013). Mestrado em Educação Especial pelo PPGEEs - UFSCar (2010) e Graduação em Psicologia pela Universidade Positivo - UP (2007). Possui experiência em pesquisa aplicada, atuando nas áreas de Educação e Psicologia, com ênfase em Educação Especial, e nos seguintes temas: deficiência intelectual, ensino e consultoria colaborativa, avaliação e validação de instrumentos em território nacional, planejamento educacional individualizado, formação profissional continuada. Atualmente é professora adjunta A lotada no Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação, do Setor de Educação e professora orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná/UFPR.

Psic. Me. Cassandra F. Fiore Peron

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2000), Especialização em Psicopedagogia (2003), Educação Especial (2006), Psicomotricidade aplicada à Educação (2009) e Neuropsicologia (2016). Trabalha na Secretaria Municipal de Educação de Pinhais desde 2004, na Gerência de Educação Especial e Inclusão Educacional (GESPI). Até o ano de 2010, atuou na escola que atende na modalidade especial, realizando um trabalho colaborativo junto aos profissionais desta instituição, na intervenção junto aos alunos e seus familiares. A partir de 2010, passou a fazer parte da Seção de Avaliação da GESPI, realizando avaliação psicoeducacional, acompanhamento e orientação aos alunos do ensino regular em seu desenvolvimento sócio-emocional, comportamental e cognitivo. Em 2017, compôs a Seção de Apoio à Inclusão Educacional, realizando trabalho junto aos alunos inclusos e aos profissionais que atuam diretamente com esta clientela.

Ped. Me. Louize Mari da Rocha

Graduada em Pedagogia pela Universidade Positivo (2001); Pós graduada em Psicopedagogia pela Pontifícia Universidade Católica - PUC/PR (2003) ; em Educação Especial pela Faculdades ITECNE (2010); em Educação Especial - Formação Continuada de Professores para o Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Federal do Ceará (2011); possui um MBA em Gestão de Organizações Educacionais pela Faculdade OPET (2007). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2016), linha de pesquisa em Políticas Educacionais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão de Organizações Educacionais. Foi professora da rede privada e municipal, anos iniciais. Atuou com gestão pedagógica na educação infantil e no ensino fundamental e, atualmente, é gestora da educação especial da Rede de Ensino do município de Pinhais/PR. É coordenadora do Fórum de Gestores da Educação Especial dos municípios da região metropolitana de Curitiba (gestão 2020/2021; 2022/2023). Coordenadora da Comissão Intersecretarial em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Pinhais desde 2014 e é presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Pinhais (gestão 2021/2023).

Ped. Siana do C. de O. Franco Bueno

Pedagoga e especialista em Psicopedagogia e Educação Especial. Atualmente exerce a função de técnica-pedagógica no NRE da Área Metropolitana Sul de Curitiba. Atuou como Chefe do Departamento da Educação Especial na SEED/Paraná, onde também exerceu as funções de Assessoria Técnica na Superintendência da Educação, Chefia de Mobilização Educacional, Direção Escolar; Coordenação e Regência na Educação Básica - Salas de Recursos Multifuncionais, Classe Especial e Centros de Atendimento Educacional Especializados. Atua ainda, na docência de cursos de Pós-Graduação de Educação Especial e Psicopedagogia. É autora dos Livros "Fundamentos e Metodologia da Deficiência Intelectual", 2021 e "Adaptação e Flexibilização Curricular", 2022. Editora FAEL.

Dra. Larissa Remonti Bassani

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná, formação de psiquiatra pela Prefeitura Municipal de Curitiba e Fundação Estatal de Atenção à Saúde e também em Psiquiatria da Infância e Adolescência pelo Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná.

Ped. Me. Jéssica Novôa

Doutoranda na Linha de Pesquisa Cultura, Escola e Ensino, do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Mestre em Educação na Linha de Pesquisa Cultura, Escola e Ensino pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Especialista em Políticas Educacionais pela Universidade Federal do Paraná - UFPR, Especialista em Educação Especial e Inclusiva pelas Faculdades Integradas Camões, Graduação em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco, Adicional (Aperfeiçoamento) em Deficiência Mental pelo Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto. Atualmente atua como Diretora do Departamento de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Araucária/Pr. Anteriormente, atuou na Equipe do Departamento de Educação Especial da SMED/Araucária-Pr como Coordenadora da área de Transtornos Globais do Desenvolvimento (2017/2018) e no Departamento de Articulação Pedagógica (DAP-SMED) como Coordenadora do Plano Municipal de Educação (2019/2020). É professora do quadro próprio do Magistério da Prefeitura Municipal de Araucária. Atuou na modalidade de Educação Especial e possui experiência como Professora do Serviço de Apoio Itinerante do Transtorno do Espectro Autista - TEA entre AEE e Educação Básica, regente de turma das Séries Iniciais e Educação Infantil, Professora Orientadora de Laboratório de Informática em Escola Especial, Professora de Classe Especial, Centro de Atendimento Educacional Especializado (AEE-TGD) e como Tutora (EAD) pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR). Tem interesse em ampliar os estudos e pesquisas na área de Formação Continuada de Professores, Educação à Distância, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Tecnologias Digitais e Assistiva, Educação Especial e Inclusiva e Transtorno do Espectro Autista. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Professor, Escolas e Tecnologias Educacionais (GEPPETE)/UFPR.

Psic. Me. Christianne R. S. O. Cruzeta

Psicóloga graduada em 1999 pela Universidade Federal do Paraná. Possui pós-graduação Lato Sensu em Neuropsicologia e Neuroimagem, além do título de Especialista em Psicologia Escolar/Educacional pelo Conselho Federal de Psicologia. É Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná e doutoranda em Educação pela mesma instituição, na linha de pesquisa "Processos Psicológicos em Contextos Educacionais"; A atuação principal é enquanto Psicóloga Escolar/Educacional, na área da Avaliação Psicoeducacional, na Gerência de Educação Especial e Inclusão Educacional, da Prefeitura de Pinhais. Tem experiência de docência em pós-graduação lato sensu, modos presencial e à distância. Facilitadora do Programa de Qualidade na Interação Familiar. Palestrante nos temas de Educação Especial, Neuropsicologia, Interações Familiares e Altas Habilidades/Superdotação. Atua também no assessoramento às famílias de crianças superdotadas. Área de interesse voltada ao estudo das Altas Habilidades/Superdotação e Neurociência.

Ped. Me. Clicie Negoseki

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2002), MBA em Gestão de Organizações Educacionais (2006), especialização em Educação Especial (2008), especialização em Psicopedagogia Institucional (2011), especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica (2020), Mestra em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2018), membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Pedagogia, Complexidade e Educação. Atualmente é Diretora do Departamento de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de São José dos Pinhais - Paraná e pedagoga do ensino médio noturno no Colégio Estadual Unidade Polo de São José dos Pinhais - Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Básica.